dimanche, décembre 26, 2004

ODE ao TrABalHO

TRABALHO
“É estranho que, sem ser forçado, saia alguém em busca de trabalho.”
Shakespeare in Péricles


"E as mãos tecem apenas o rude trabalho.
E o coração está seco."
Carlos Drummond de Andrade in Os Ombros Suportam o Mundo


ACEITAÇÃO
“Devemos aceitar o que é impossível deixar de acontecer.”
Shakespeare in As alegres comadres de Windsor



"Fim de expediente cinco e meia
Cartão de ponto, operários
Saem da fábrica cansados da exploração
Oito horas e de pé
E de pé na fila ônibus lotado
Duas horas em pé ou sentado
Vida de operário"
Falcão in Vida de Operário


DÍVIDAS
“Quem morre salda as dívidas.”
Shakespeare in A tempestade



"(...) tempo há para que decida;
Primeiro é preciso achar
Um trabalho de que viva.

Trabalho aqui nunca falta
a quem sabe trabalhar;
o que fazia o compadre
na sua terra de lá?

Pois fui sempre lavrador,
lavrador de terra má;
não há espécie de terra
que eu não possa cultivar.

Isso aqui de nada adianta,
pouco existe o que lavrar;
mas, diga-me, retirante,
que mais fazia por lá?

Também lá na minha terra
de terra mesmo pouco há;
mas até a calva da pedra
sinto-me capaz de arar.

Também de pouco adianta,
nem pedra há aqui que amassar;
diga-me ainda, compadre,
que mais fazia por lá?

(...)

Mas isso então será tudo
em que sabe trabalhar?"

João Cabral de Melo Neto in Morte e Vida Severina


ESCRAVO
“O escravo tem nas mãos os meios de cancelar seu cativeiro.”
Shakespeare in Júlio César


CRIADO
“Um bom criado não faz tudo o que manda o amo, só o que for justo.”
Shakespeare in Cimbelino


Je travaille
Tu travailles
Il travaille
Nous travaillons
Vous travaillez
Ils travaillent

Aula de Francês


FERIADO
Se o ano todo fosse de feriados, o lazer, como o trabalho, entediaria.
Shakespeare in Henrique IV

1 Comments:

Blogger Bee Box said...

trabalho já é uma palavra que cansa....

8:33 p.m.  

Publier un commentaire

<< Home